Espaço destinado a informação relativa a tontura e vertigem, identificando causas, sintomas e diagnóstico para tratamento das tonturas e vertigens, assim como das dores de cabeça.


domingo, 12 de junho de 2011

Doenças que podem provocar tontura, vertigem

Existem diversas doenças que motivam desequilíbrio, nomeadamente:

A – Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB): trata-se de uma rápida e intensa sensação de vertigem que ocorre por causa de uma mudança específica na posição da cabeça. Um indivíduo pode apresentar VPPB quando vira a cabeça para a esquerda ou direita logo após se levantar da cama pela manhã, ou quando levanta a cabeça para cima à procura de um objecto que esteja numa prateleira mais alta. A causa da VPPB não é conhecida, embora possa ser causada por uma infecção de ouvido, traumatismo na cabeça, ou envelhecimento.

B – Labirintite: trata-se de uma doença causada por uma infecção ou inflamação do labirinto (estrutura situada no ouvido interno), que causa tonturas, vertigens e desequilíbrio.
Agora podemos compreender melhor que a Labirintite é apenas uma das várias doenças que também podem causar sintomas de desequilíbrio.

C – Doença de Ménière: trata-se de uma doença que se caracteriza por apresentar episódios de vertigens, reduções temporárias da audição, zumbidos e sensação de pressão nos ouvidos. As causas desta doença ainda são desconhecidas.

D – Neurite vestibular: trata-se de uma infecção do nervo vestibular, geralmente de origem viral.

E – Fístula perilimfática: trata-se de uma comunicação anormal entre o ouvido interno e o ouvido médio, com extravasamento de fluidos. Geralmente ocorre por causa de traumatismos cranianos ou actividades físicas extremas.

F – Causas neurológicas: tumores cerebrais, infecções, doenças desmielinizantes (são doenças que ocasionam processo inflamatório da mielina, uma substância que faz o revestimento dos nervos), isquemias ou derrames cerebrais, doenças degenerativas ou hereditárias, tipos específicos de enxaqueca, insuficiência vértebro-basilar (má circulação cerebral), dentre outras. As causas neurológicas são menos frequentes do que as demais causas.

G – Outras causas: elevações da pressão arterial, uso de determinados tipos de medicações, alguns problemas visuais e infecções do ouvido.