Espaço destinado a informação relativa a tontura e vertigem, identificando causas, sintomas e diagnóstico para tratamento das tonturas e vertigens, assim como das dores de cabeça.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tonturas na gravidez

As tonturas durante a gravidez normalmente surgem como consequência do calor, da fome, enjôo ou de se levantar rápido demais.
Um dos principais motivos do aparecimento frequente da tontura na gravidez é o facto de o fluxo sanguineo estar a adaptar-se ao aumento do volume de sangue no sistema circulatório.
Após o terceiro mês de gravidez, o útero pode pressionar os vasos sanguíneos, o que também pode provocar sensação de tontura. Uma má alimentação também pode causar tontura por causa da taxa de glicemia no sangue, que fica baixa principalmente no fim da tarde.
Para melhorar a tontura, o 1º passo deve ser sentar-se para evitar o risco de cair e se ferir.
Deve procurar tomar um pouco de ar, já que isso vai aliviar a sensação de tontura. Se a tontura for causada por estar à algum tempo sem comer, uma beliscada rápida vai ajudar a aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Deve sempre beber bastante água.
Torna-se importante manter-se sempre bem hidratada.
Não se mova muuito rápidamente ou não faça gestos muito bruscos, principalmente quando se levanta da cadeira, sofá ou cama.