Espaço destinado a informação relativa a tontura e vertigem, identificando causas, sintomas e diagnóstico para tratamento das tonturas e vertigens, assim como das dores de cabeça.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tonturas - Transtornos do equilibrio

Os transtornos do equilíbrio caracterizam-se, pela instabilidade do equilíbrio corporal e pela presença de tonturas. As tonturas podem dar a sensação de rotação, sensação de queda, de flutuação, afundamento ou instabilidade, entre outras, podendo ser acompanhadas por sudorese, náuseas e vómitos.
Um terço da população já teve tontura em alguma fase de sua vida. As mulheres e os idosos são os mais afectados, embora jovens e crianças também possam ser afectados.
Na maioria dos casos a tontura está associada a doenças labirínticas. No entanto, ela também pode ser causada por alterações psicológicas, neurológicas ou cervicais, por uso de medicamentos tóxicos para o labirinto, por ingestão abusiva de álcool, nicotina e cafeína ou por doenças como sífilis e diabetes, entre outras.
Tanto a tontura cronica quanto a aguda são extremamente desagradáveis e, dependendo do caso, chegam a comprometer severamente a qualidade de vida do paciente. Tarefas simples do dia-a-dia, como fazer compras, conduzir, caminhar, praticar desporto, ler, cuidar de crianças e limpar a casa podem ser bastante afectadas ou até impossibilitadas pela presença da tontura. Por isso é comum que o paciente se sinta inseguro, deprimido, desesperançoso e até incapacitado.
Um diagnóstico preciso é importantíssimo para a determinação do tipo de tratamento a ser seguido. A audiometria e a eletronistagmografia são os exames mais pedidos pelos médicos. Esses testes verificam a existência (ou não) de alterações no funcionamento do ouvido (no caso da audiometria) e do sistema vestibular (no caso da eletronistagmografia), o(s) lado(s) afectado(s), o tipo e localização da lesão (periférica ou central). O diagnóstico é dado pelo médico com base na história do paciente, no exame clínico e no resultado dos exames pedidos.
A tontura pode ser tratada de muitas maneiras, e o tipo de tratamento prescrito dependerá da causa do problema. Os principais tratamentos para tontura são: medicamentos, reabilitação vestibular e, mais raramente, cirurgias.