Espaço destinado a informação relativa a tontura e vertigem, identificando causas, sintomas e diagnóstico para tratamento das tonturas e vertigens, assim como das dores de cabeça.


quinta-feira, 31 de julho de 2014

Diagnóstico e tratamento de tonturas

Seu médico irá pedir-lhe para descrever as suas tonturas e como elas ocorrem, do modo mais detalhado possível. Ele vai querer saber se existem outros sintomas ou problemas médicos que você possa ter. Seu médico pode tentar provocar a tontura, pedindo-lhe para repetir ações ou movimentos que causem tontura.
Se uma doença for supostamente a causa, seu médico irá examinar seus ouvidos, olhos e sistema nervoso.
Você pode ser sujeito a uma tomografia computadorizada (radiografias computadorizadas) do cérebro para procurar evidências de alguns possíveis problemas, como tumores ou derrames.

O tratamento depende da causa da sua tontura. Seu médico vai querer tratar a causa subjacente. Por exemplo, se você tem a doença de Ménière, o seu médico pode recomendar uma dieta com pouco sal.
Seu médico pode prescrever antibióticos se suspeitar que você tem uma infeção.
Se nenhuma causa for encontrada para as suas tonturas, seu médico pode prescrever medicamentos para o mecanismo de equilíbrio em seu ouvido interno. Estes medicamentos são geralmente anti-histamínicos, como por exemplo, as drogas que você pode tomar para enjôo.
Para leve tontura que não dura mais do que alguns dias, o seu médico pode sugerir que você caminhe tanto quanto possível, para permitir que o seu corpo e os seus sentidos possam compensar a perda de equilíbrio em seu ouvido interno.
Dependendo da causa, tonturas leves duram geralmente de 1 a 2 semanas, podendo ser momentânea. Tonturas mais graves podem durar entre 4 a 6 semanas.