Espaço destinado a informação relativa a tontura e vertigem, identificando causas, sintomas e diagnóstico para tratamento das tonturas e vertigens, assim como das dores de cabeça.


sábado, 30 de agosto de 2014

As causas de tontura

Tonturas, vertigens e desequilíbrio são sintomas comuns relatados por adultos durante as consultas médicas.
Estes, são todos sintomas que podem resultar de uma disfunção vestibular periférica (disfunção dos órgãos de equilíbrio do ouvido interno) ou disfunção vestibular central (uma disfunção de uma ou mais partes do sistema nervoso central que ajudam a equilibrar o processo e informação espacial). Embora estes três sintomas possam ser ligados por uma causa comum, eles têm significados diferentes, e descrevê-los com precisão pode significar a diferença entre um diagnóstico bem sucedido e um mau diagnóstico. Tontura é a sensação de tontura, desmaio, ou instabilidade. Ao contrário de tontura, vertigem tem uma componente giratória rotacional, e a percepção do movimento, seja da própria pessoa ou dos objetos ao seu redor.
Desequilíbrio simplesmente significa instabilidade, desequilíbrio ou perda de equilíbrio, que é muitas vezes acompanhado de desorientação espacial. 

Quase todas as pessoas experimentam alguns segundos de desorientação espacial, em algum ponto da sua vida, por exemplo, quando uma pessoa assiste a um filme em 3-D no cinema e momentaneamente percebe uma ilusão de movimento ou uma queda. No entanto, episódios frequentes de vertigem (desde duração de apenas alguns segundos ou dias a fio) são um sinal primário de uma disfunção vestibular, principalmente quando associada a mudanças na posição da cabeça. Por contraste, tonturas podem ser um sinal primário de uma desordem vestibular, além de uma vasta gama de doenças cardiovasculares, neurológicas, metabólicas, de visão e problemas psicológicos. É também bastante possível que uma pessoa possa ter uma combinação de problemas, tais como uma doença degenerativa vestibular, juntamente com uma deficiência visual, tais como cataratas ou uma desordem neurológica, tal como um acidente vascular cerebral. 

Devido às muitas possibilidades de causas possíveis de tontura, a obtenção de um diagnóstico correto pode ser uma experiência longa e frustrante.