Espaço destinado a informação relativa a tontura e vertigem, identificando causas, sintomas e diagnóstico para tratamento das tonturas e vertigens, assim como das dores de cabeça.


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tontura causada por distúrbios vestibulares

A tontura cria desequilibro.
O corpo mantém o equilíbrio com a informação sensorial de três sistemas: 
- Visão;
- Propriocepção (sensores de toque nos pés, tronco e coluna vertebral);
- Sistema vestibular (ouvido interno).

As entradas sensoriais a partir destes três sistemas são integradas e processadas pelo tronco cerebral. Em resposta, mensagens de feedback são enviadas para os olhos, de modo a ajudar a manter a visão estável e ajudando os músculos a manter a postura e o equilíbrio.
Um sistema vestibular saudável fornece as informações mais confiáveis sobre a orientação espacial. Sinais mistos de visão ou propriocepção geralmente podem ser tolerados. 
Quando sentado num carro, num cruzamento da estrada com um caminho de ferro, ao ver um trem que passa, pode motivar a sensação de deriva ou de estar em movimento. No entanto, compensar alterações do sistema vestibular é mais problemático. Assim como um juiz de tribunal decide a favor entre dois lados que apresentam evidências concorrentes, o sistema vestibular serve como critério de desempate entre as formas conflituantes de informação sensorial. Quando existe mau funcionamento do sistema vestibular, este já não pode ajudar a resolver os momentos de conflito sensorial, resultando em sintomas tais como tonturas, vertigens e desequilíbrio.